10 ideias incríveis de como ganhar dinheiro com artesanato de maneira fácil

Além de ser uma atividade relaxante, o artesanato é um hobby que pode se tornar um negócio lucrativo. No início, geralmente as pessoas fazem os itens artesanais em casa, seja porque gostam da arte ou para presentear amigos e parentes, mas, o fato é que é possível aperfeiçoar esse trabalho e passar a lucrar com ele. Porém, nem sempre a pessoa sabe como ganhar dinheiro com artesanato fácil.

Ganhar dinheiro com o que se gosta de fazer é o sonho de muita gente, e se os trabalhos manuais são a sua paixão, você pode aproveitar isso para vender as suas artes.

Quer saber como ganhar dinheiro com artesanato fácil? Dê uma olhada nessas 10 ideias incríveis para você lucrar com artesanato de forma fácil.

10 ideias incríveis de como ganhar dinheiro com artesanato de maneira fácil

Para saber como ganhar dinheiro com artesanato fácil, é fundamental conhecer as principais tendências do momento. Assim, você pode oferecer produtos que as pessoas já procuram no mercado.

1 – Sabonetes artesanais

 Os sabonetes artesanais são muito procurados por quem quer presentear com algo especial, mas sem gastar muito.

Um sucesso de vendas, os sabonetes artesanais são uma opção barata para lembrancinhas e presentes. Além de ser fácil de fazer, esse produto tem um custo de produção baixo e pode ser vendido por valores bem acessíveis.

Ao trabalhar com sabonetes artesanais, comece com as lembrancinhas para casamento, chá de bebê ou aniversário. Geralmente, essas são as melhores opções para quem quer ganhar dinheiro com artesanato fácil. Depois que o seu trabalho já estiver conhecido, você pode investir em modelos e aromas diferenciados, como os sabonetes com formato de frutas.

Os materiais para quem quer começar a trabalhar com sabonetes artesanais são glicerina, álcool de cereais, essência, corante e forminhas de PVC. Em lojas de artesanato, você vai encontrar kits de fazer sabonete, com todos os itens necessários.

Agora veja uma receita bem simples de sabonete para o corpo. Você vai precisar de:

  • Base de glicerina;
  • Óleo de amêndoas;
  • Cravo em pó;
  • Anis estrelado;
  • Argila cinza.

Derreta a base de glicerina em fogo baixo em uma panela esmaltada.

Quando a base estiver líquida, adicione algumas gotinhas de óleo de amêndoas e duas colheres de café de cravo, e misture bem com uma espátula.

Coloque um pouco da mistura na metade das forminhas. Acrescente em cada uma delas um pouco de anis e argila cinza.

Cubra o restante das forminhas com mistura da glicerina e deixe secar por completo. Quando estiver bem durinho, basta desenformar e colocar em caixinhas ou belos saquinhos com fita para enfeitar.

2 – Guirlandas de feltro

 As guirlandas de porta de maternidade estão super na moda.

As guirlandas de feltro são bastante vendidas durante todo o ano, pois além de servirem como decoração em épocas festivas, como Natal e Páscoa, os modelos para maternidade também são muito procurados. As mães gostam de guirlandas com os nomes dos filhos.

Para trabalhar com feltro é preciso comprar poucos materiais. Você vai precisar basicamente de feltro, linha, agulha e miçangas ou botões. Procure por um molde de guirlanda na internet que agrade você e compre o feltro nas cores necessárias para fazer os primeiros modelos. Para trabalhar com esse tipo de material, é muito importante saber fazer o ponto caseado.

3 – Caixas decoradas de MDF

 O MDF é um material que permite fazer trabalhos finos e elegantes.

Muito usadas por quem gosta de guardar joias, fotos ou lenços, as caixas de MDF nunca saem de moda. Existem várias técnicas diferentes para fazer a decoração em MDF. E o melhor de tudo é que, além das tradicionais caixas, você ainda pode fazer itens mais complexos, como kits de bebê ou prateleiras, para lucrar ainda mais.

Para fazer artesanato em MDF, você vai precisar das peças em MDF, tintas, tecidos, cola, verniz, entre outros materiais. As peças em MDF já são vendidas prontas, então, basta que você procure um fornecedor mais barato na hora de comprá-las.

4 – Encadernação artesanal

A encadernação artesanal permite criar álbuns, agendas e cadernos totalmente personalizados.

Procurada por quem gosta de álbuns, cadernos de receitas, bíblias ou agendas personalizadas, a encadernação artesanal é outra excelente forma de ganhar dinheiro com artesanato fácil. Dois tipos de produtos bastante procurados são os álbuns de fotografia e o caderno de maternidade.

Para fazer encadernação artesanal, você vai precisar de alguns itens, como papelão, cola, fita crepe e tecidos ou papel para scrapbook. Se quiser deixar a decoração dos seus trabalhos ainda mais bonita, pode usar fitas, botões, carimbos, adesivos e muito mais.

5 – Lembrancinhas em EVA

 Com EVA, você tem opções de lembrancinhas para qualquer data comemorativa.

 

As lembrancinhas em EVA são muito procuradas por pessoas que querem oferecer algo barato e bonito em datas especiais. Além de ser muito popular na confecção de lembrancinhas em escolas ou igrejas, esse tipo de artesanato também é ótimo para lembrancinhas de aniversário e maternidade.

Os custos para começar a trabalhar com EVA são baixos, sendo necessário apenas comprar as folhas de EVA, cola quente e canetas e tintas para decoração. Além disso, é possível encontrar na internet vários moldes de lembrancinhas fáceis de fazer, que podem render um bom dinheiro. Ao trabalhar com esse tipo de artesanato, aproveite bastante as datas festivas. Na Páscoa, por exemplo, o porta-bombom é um sucesso de vendas.

6 – Bordados com fita de cetim

 Os bordados com fita de cetim são elegantes e podem decorar vários tipos de peças de tecido.

A técnica de bordado em fitas de cetim oferece um acabamento muito bonito a várias peças, como almofadas, toalhas, panos de prato e muitos outros itens. Normalmente, os kits personalizados para casa, chá de bebê ou casamento com bordado em cetim são um sucesso de vendas. E o melhor de tudo é que a fita é um material barato, que pode ser encontrado em qualquer loja de artesanato.

Para começar a trabalhar com bordados com fita de cetim, você vai precisar comprar apenas as fitas, linha, agulha de costura e as peças que receberão o bordado. Se for trabalhar apenas com encomendas, as peças podem ser dadas pelos próprios clientes, e aí você ficará responsável apenas pelo bordado e material necessário para fazê-lo.

7 – Pintura em tecido

 Com a pintura em tecido, você pode valorizar muito os panos de prato e outras peças.

Um tipo de artesanato bastante tradicional, mas que até hoje faz muito sucesso, é a pintura em tecido. Uma das formas de ganhar dinheiro com artesanato fácil é pintar panos de prato, toalhas, jogo americano e caminho de mesa. As pessoas gostam de itens únicos e personalizados, por isso o trabalho de uma artesã que faz pintura em tecido é sempre bastante requisitado.

Para trabalhar com tecido, você vai precisar de tinta acrílica de diferentes cores e pinceis de vários tamanhos. Mas, apesar de parecer algo complicado, as técnicas são bem fáceis de aprender. Existem vários vídeos no YouTube que ensinam os princípios básicos da pintura em tecido. Também é possível encontrar na internet vários riscos grátis. Se você tem habilidade com desenho, poderá até fazer os seus próprios riscos.

Os materiais indicados para quem quer começar a trabalhar com esse artesanato são:

  • Papel carbono para riscar os moldes no tecido;
  • Placa de Eucatex ou bastidor para segurar o tecido;
  • Tecido de algodão (o algodão cru é uma opção barata quem quer apenas praticar);
  • Pinceis de cerdas duras com numerações 2, 4, 8, 10 e 12 e um pincel 00 para fazer o contorno;
  • Tintas para tecido de cores variadas, e clareador.

8 – Luminárias

 Mesmo com poucos materiais, você pode fazer vários modelos de luminárias artesanais.

Além de úteis para manter ambientes iluminados, as luminárias também são uma opção muito bonita de decoração, que deixa qualquer cômodo mais elegante e aconchegante. Existem vários modelos de luminárias artesanais, com desenhos de flores, personagens, entre outros.

Elas podem ser feitas com materiais recicláveis, que você tem em casa, como latas de leite. Além de ganhar dinheiro com um artesanato fácil, você ainda pode fazer essas luminárias para embelezar a sua casa.

9 – Lembrancinhas em biscuit

 O biscuit permite não só a criação de lembrancinhas, mas também de itens decorativos, como bonecos.

O biscuit é um material muito versátil, que pode ser usado para fazer várias lembrancinhas, como chaveiros, porta-retratos ou bonecos cheios de detalhes. Aqui, basta saber qual a sua maior habilidade, porque existe mercado para todo tipo de peça em biscuit.

Para começar a trabalhar com biscuit, precisará de massa e outros materiais para modelagem, como boleadores e ferramentas de corte.

Você pode escolher comprar a massa para biscuit pronta ou então fazer uma versão caseira.

Para fazer a massa de biscuit caseira, vai precisar de:

  • 2 xícaras de cola branca (para ter um bom resultado, utilize a de rótulo azul);
  • 2 xícaras de amido de milho;
  • 1 colher de sopa de vaselina;
  • 1 colher de sopa de vinagre branco;
  • 1 colher de sopa de creme hidratante.

Em uma tigela, misture a farinha e o amido de milho. Depois, adicione o hidratante e a cola, e misture bem com uma colher.

Quando os ingredientes estiverem bem misturados, sove com a mão até ficar uma massa homogênea. Se ela ficar dura, adicione mais um pouco de hidratante e continue a sovar.

Quando a massa começar a soltar da mão, significa que o biscuit está pronto. Para colorir, você pode usar tinta acrílica ou tintas próprias para porcelana fria.

10 – Patchwork

 Os panos de prato são apenas alguns dos diversos itens que você poderá confeccionar com o patchwork.

Se você gosta de costura, provavelmente vai se apaixonar pelo patchwork. O patchwork é uma técnica de costura que utiliza retalhos de tecidos para formar desenhos ou criar combinações para decorar bolsas, panos de prato, colchas, estojos, carteiras, puxa-saco, etc. Essa é uma das principais técnicas trabalhadas no tecido, que permite criar uma variedade muito grande de produtos.

O patchwork é mais recomendado para quem tem máquina de costura, pois os trabalhos ficam muito mais bonitos e com um melhor acabamento quando costurados à máquina. Se você tem aquela máquina que está parada em um cantinho, pode aproveitar a oportunidade para ganhar dinheiro com um artesanato fácil.

Além da máquina, é preciso ter também tecidos com várias cores e desenhos, entretela e linhas. O bom do patchwork é que você pode começar com peças menores feitas de simples retalhos, e logo estará com uma infinidade de peças maiores com belos detalhes. Além disso, você pode encontrar tutoriais, que ensinam a fazer peças de patchwork, e uma infinidade de riscos grátis na internet.

Observação

É importante lembrar que no início é preciso ter prática. Então, se você nunca fez artesanato antes e quer ganhar dinheiro com artesanato de maneira fácil, comece a praticar agora mesmo, para só depois colocar suas peças à venda.

Só assim será possível fazer trabalhos bonitos, que os seus clientes sempre irão procurar. Mas, atenção, porque não basta pensar apenas na beleza dos produtos, é necessário levar em conta outras questões para ter sucesso com a venda de artesanato.

Uma delas é o fato de que você irá lidar com pessoas, então é sempre muito bom cumprir os prazos. Sempre se programe para nunca atrasar as encomendas, porque o atraso é algo que diminui muito as expectativas dos clientes em relação a você.

Outra questão que vale ressaltar é sempre oferecer preços justos. Preços muito altos podem afastar os clientes do seu trabalho. Por outro lado, se você cobrar muito barato não terá nenhum lucro. Então, calcule o seu tempo e os gastos para produção do artesanato para definir o preço justo de cada peça.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com artesanato fácil, compartilhe esse artigo com os seus amigos e leve essa informação para eles também. Até a próxima!

Deixe um comentário